Mesmo diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), pacientes com doença renal crônica precisam ir aos hospitais para darem continuidade ao tratamento dialítico. Por isso o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, referência no tratamento de Hemodiálise na Região Norte do estado do Ceará, adotou medidas de segurança para que os pacientes possam continuar o tratamento com segurança.
Um das medidas adotadas pela direção do hospital foi a interdição do refeitório Nos serviços de Hemodiálise do Hospital Santa Casa e da Clínica Dom Odelir. Agora o paciente recebe a alimentação durante a seção de diálise e ao encerrar o tratamento. Além disso, com o objetivo de evitar aglomeração na recepção do serviço só terão direito a acompanhantes os pacientes com idade acima de 60 anos ou aqueles que têm outras comorbidades.
Antes de dar início à seção de diálise o paciente passa por uma triagem, na qual o médico verifica se há sintomas da Covid-19. As unidades reservaram uma sala no ambiente para que os pacientes com suspeita da doença possam realizar o tratamento normalmente. “O hospital tem tomado todos os cuidados para que a doença não seja transmitida para outros pacientes ou para nossos profissionais. Estamos juntos e unidos com o mesmo propósito que é evitar a contaminação em nossa unidade”, disse o médico nefrologista e coordenador do serviço de Hemodiálise, Dr. Luiz Derwal Salles Junior.